O termo scrap se refere a recados que outros usuários deixam no perfil de outro usuário. É uma das formas de comunicação, servindo tanto para mensagens online como offline. Em setembro de 2007 os recados passaram a aceitar códigos HTML, permitindo maior detalhamento dos recados. Em dezembro do mesmo ano o orkut recebeu uma atualização permitindo que alertas em forma de "pop ups" aparecessem ao usuário assim que um novo recado fosse escrito para ele avisando da mensagem.
Para facilitar o acompanhamento da conversa (saber de quem é a vez de responder) o orkut adicionou o link "exibir essa conversa" embaixo de todos os recados que tenham sido respondidos. Esse link abre um pop-up mostrando todos os recados escritos por você e seu amigo em ordem cronológica.
Cabe aos usuários, destinatários ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos os eliminam para manter a privacidade. Outros os mantém como "índice de popularidade". Existem várias formas de se "manter popular", e cabe a cada um como fazer isto.
O termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".
ScrapChat
Concentração de várias pessoas no ScrapBook de um certo indivíduo para conversar, assim aumentando seus scraps no orkut. Esse tipo de atitude também tem seu lado difamatório, muitas vezes com ataques ofensivos às pessoas que recebem estas mensagens (flood). Em outubro de 2007 foi adicionada a ferramenta para escolher entre receber recados de todos os usuários, amigos dos amigos ou simplesmente dos amigos. Até mesmo o ScrapBook do criador do site é afetada pelo ScrapChat involuntário, atingindo mais de 600 mil recados. O ato de convidar amigos para juntos conhecerem mais pessoas através desta forma de bate-papo é interessante para usuários. Alguns deles brincam usando o termo 'Chatorkut'.
Mensagens
Quando se precisa de privacidade é possível também mandar mensagens para o usuário, que só são vistas por ele.
••• LOGO NOVIDADES CHEGANDO •••
Há 7 anos