Os usuários cadastrados no orkut registram um perfil que contém desde informações básicas de acesso (obrigatórias) como informações secundárias (opcionais). Cada usuário no orkut tem um perfil próprio que é dividido em três partes:
Social: Perfil social ou geral. O usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.
As pessoas que freqüentam o site costumam se referir a seus perfis como "meu orkut", provavelmente porque o idioma era o inglês, no começo e ficaria no mínimo estranho usar o termo "profile" no meio de uma conversa.
Há também uma opção de integrar o GTalk (um programa de mensagens instantâneas do Google) com o orkut permitindo conversas e troca de arquivos.
Visitantes do perfil
Diferentemente do Facebook, onde um membro pode ver os detalhes do perfil apenas das pessoas de sua rede de amigos, o orkut permite que qualquer visitante veja o perfil de qualquer pessoa. O usuário pode, no entanto, escolher entre mostrar alguns dos dados de seu perfil a apenas seus amigos, amigos de amigos, a todas as pessoas, ou não mostrar para ninguém (só você mesmo).
Desde o dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema podem contar com a ferramenta "visualizações do seu perfil", que mostra o número de vezes que outros membros do orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos dez membros que o fizeram. A nova ferramenta deixou muitos usuários descontentes. Eles argumentaram a favor da liberdade de navegar livremente pelas páginas. Por outro lado, haviam aqueles que preferiam a ferramenta tal como foi criado porque funcionava bem para saber quem vigiava seus recados.
Por causa da polêmica, o orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim permitir o acesso a perfis anonimamente. Entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil. A fim de manter o recurso ativado e não deixar que saibam que visitou perfis, uma minoria de usuários criou perfis alternativos com informações falsas, conhecidos como "fakes", que têm a opção de visualização de perfis desativada. Tal prática, apesar de não ser muito incomum, é condenada pelo orkut e pelos próprios usuários, já que a reciprocidade da opção de visitantes de perfil não é, assim, mantida.
••• LOGO NOVIDADES CHEGANDO •••
Há 8 anos





