Foi liberada para download a primeira versão beta do Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft prometido para chegar ao mercado no começo do ano que vem.
Os desenvolvedores da empresa vêm trabalhando intensamente no desenvolvimento do software, a pedido do chefão Steve Ballmer, que deseja um sistema muito rápido e estável – para as pessoas esquecerem do Vista, considerado por alguns usuários um sistema pesado, lento e inapropriado para computadores com menos de 2 GB de memória RAM.
Por esse motivo, a principal mudança do programa em relação ao seu antecessor, até o momento, é a agilidade para ser inicializado. Mesmo na versão de testes, cheio de bugs e imperfeições, é notório que a velocidade para o programa ser carregado melhorou. Sinal de que os desenvolvedores da empresa de Bill Gates estão caprichando no coração do sistema. Na parte visual, o Windows 7 ainda tem poucas semelhanças com o Vista, contudo, elas desaparecerão nas próximas versões de testes e na final.
O pessoal do INFOLAB já testa o sistema e registra, como uma das principais novidades, as mudanças na área de trabalho. No Windows 7, o menu de contexto do novo sistema operacional não mostra mais a opção Propriedades. Em vez dela, aparecem Display Settings para configurações de vídeo (resolução, cores…) e Personalize, cuja função é personalizar a Área de Trabalho. Também há melhor suporte a temas e aos papéis de parede, que agora são trocados automaticamente.
A barra de tarefas, magrinha nas versões anteriores do Windows, ficou mais larga. Agora ela exibe os ícones de programas. Quando o mouse é passado sobre um deles, uma miniatura funcional é mostrada. Clicando nela, um preview da janela em tamanho real é exibido.
Os desenvolvedores da Microsoft também mudaram as janelas do software. Agora, quando o usuário arrasta uma delas para a borda da tela, ela se maximiza automaticamente. Se arrasta para o meio, a janela é minimizada. Segundo o INFOLAB, outra novidade é o conjunto de pastas virtuais para Contatos, Documentos, Downloads, Músicas, Imagens e Vídeos. Por meio delas, os usuários veem juntos arquivos que estão armazenados no micro e em outros locais.
Os programas WordPad e Paint chegam renovados no Windows 7. Eles têm agora a interface no estilo Ribbon (como do Office 2007), visualização de impressão e novas ferramentas. A Calculadora ganha quatro modos: padrão, científica, programador e estatística. E o Windows Media Player instalado é a versão 12.
Um detalhe importante: Essa versão do Windows 7 é um beta, ou seja, tem incompatibilidade com drivers e vários defeitos sem explicação. Depois de instalado, ele roda por 30 dias. Ao fim desse prazo, para de funcionar.